O piso de uma estrada que é deformado ou rasgado pela a raiz de uma árvore, os ramos que se entrelaçam numa grade metálica e a deformam, uma raiz que penetra numa laje de betão, rachando-a. Sempre me fascinou a força vital da natureza que desafia os elementos construídos, estas transformação/deformações de construções humanas operadas pela natureza parece que constituem um ato de rebelião contra a nossa presença. O Vase with Roots evoca este tipo de acontecimento e confronto. Olhando para este objecto parece que as raízes que observamos pertencem a uma planta que rompeu o fundo de um vaso.

Vase with Roots é uma peça que foi criada para o Efeito D, um projecto de sensibilização para o Síndrome de Down, que desafiou designers portugueses e estrangeiros a produzir objectos que incorporassem no seu código genético uma diferença que os tornasse únicos, originais e atractivos para os consumidores.

Assim, a Lisbon Gallery volta a comercializar esta peça, mantendo o seu objectivo original de dar uma maior visibilidade a esta causa, revertendo 50% do lucro da sua venda para o Diferenças, um centro de desenvolvimento infantil que ajuda e acompanha crianças com problemas cognitivos e de desenvolvimento.