A exposição “O Dia Abre Meus Olhos”  apresentou parte do trabalho de investigação do fotógrafo Rafael Oliveira a.k.a. Oxyretronave, com a curadoria e direcção artística de José Cabaço. 24 obras compostas e 345 fotografias no formato postal foram apresentadas num espaço antigo do Carvalhal, um café em desuso, durante o Terrafoundation Warm-Up.

Convidado para ser o primeiro artista residente do programa de residências pela Terrafoundation, Terra Creative, Rafael de Oliveira passou vários dias em Novembro de 2022 imerso no território da área da Comporta, mapeando-o e registando um caleidoscópio de imagens com a sua câmara. O seu olhar foi depois objecto da intervenção criativa de José Cabaço, que seleccionou as fotografias e – em colaboração com o autor – recombinou algumas delas, e intervencionou outras. 

O título da exposição faz referência ao livro de José Tolentino Mendonça, intitulado “A Noite Abre Meus Olhos” –  em vez de se inspirar na noite, Rafael trabalhou apenas durante o dia, explorando o impacto das gradações de luz provocadas pelo sol intenso da zona da Comporta. 

As 24 obras compostas e as 345 fotografias em formato postal são representadas pela Lisbon Gallery, numa edição limitada de 3+1. A sua venda reverte na totalidade para o artista e para o programa de residências artísticas da Terrafoundation, Terra Creative. Descubra mais sobre cada uma aqui.