O Dia Abre Meus Olhos

A exposição “O Dia Abre Meus Olhos”  apresentou parte do trabalho de investigação do fotógrafo Rafael Oliveira a.k.a. Oxyretronave, com a curadoria e direcção artística de José Cabaço. 24 obras compostas e 345 fotografias no formato postal foram apresentadas num espaço antigo do Carvalhal, um café em desuso, durante o Terrafoundation Warm-Up.

Convidado para ser o primeiro artista residente do programa de residências pela Terrafoundation, Terra Creative, Rafael de Oliveira passou vários dias em Novembro de 2022 imerso no território da área da Comporta, mapeando-o e registando um caleidoscópio de imagens com a sua câmara. O seu olhar foi depois objecto da intervenção criativa de José Cabaço, que seleccionou as fotografias e – em colaboração com o autor – recombinou algumas delas, e intervencionou outras. 

O título da exposição faz referência ao livro de José Tolentino Mendonça, intitulado “A Noite Abre Meus Olhos” –  em vez de se inspirar na noite, Rafael trabalhou apenas durante o dia, explorando o impacto das gradações de luz provocadas pelo sol intenso da zona da Comporta. 

As 24 obras compostas e as 345 fotografias em formato postal são representadas pela Lisbon Gallery, numa edição limitada de 3+1. A sua venda reverte na totalidade para o artista e para o programa de residências artísticas da Terrafoundation, Terra Creative. Descubra mais sobre cada uma aqui.

Common Sense

A convite da direcção curatorial da 14ª edição da feira Design Miami/Basel, a Lisbon Gallery apresentou Common Sense em Basileia entre os dias 11 e 16 de Junho. Esta exposição marcou a primeira vez que Portugal foi representado no pavilhão central da Design Miami/Basel, que ocorreu durante a Art Basel, a feira de arte mais importante do mundo. Desenhada pela experimentadesign e produzida pela ArtWorks, a exposição, que integrou a secção dos Projectos Satélite da feira, apresentou um total de 13 peças dos 7 designers que foram convidados para integrar o projecto. 

Originalmente desenvolvida no âmbito do programa Primeira Pedra, Common Sense é uma colecção de design de produto, que trabalha sobre ideias de objectos e utensílios do quotidiano feitos em pedra portuguesa. Resulta de um processo de aprofundamento dos temas vindos da relação entre o design e os materiais naturais e o seu papel na sociedade contemporânea. O projecto apela a um raciocínio sobre a ideia de senso comum e de simplicidade, algo que às vezes se perde em tempos de grandes avanços tecnológicos e de complexidade formal e funcional.

Common Sense traz a destreza e o talento de alguns dos maiores designers do mundo para o universo da pedra. Ver a geologia transformada com tal honestidade, simplicidade e elegância fornece uma resposta reconfortante e visceral a Elements: Earth, o tema da Design Miami/Basel deste ano, que se debruça sobre o modo como os designers estão a reinventar materiais, recursos e processos criativos num momento em que a actividade humana está a alterar a natureza do nosso planeta.
Aric Chen, Director Curatorial da Design Miami/Basel

A participação na Design Miami/Basel 2019 foi possível devido a uma parceria estabelecida entre a experimentadesign/Lisbon Gallery e a ArtWorks/Galerie Vertbois 5.

Design Miami/ Basel
Hall 1 Süd, Messe Basileia, Suiça

 

Lizbon in Zurich

A Lisbon Gallery apresenta “Lizbon in Zurich” em parceria com a galeria Brand New World Salon.

A exposição representa alguns dos mais importantes nomes do design e arquitectura contemporâneos português e internacional tais como Amanda Levete, Bruno MM, Claudia Moreira Salles, Eneida Tavares, Fernando Brízio, Geckeler Michels, Jasper Morrison, Jorge Carreira, Joschua Brunn, Manuel Amaral Netto, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista, Naoto Fukasawa e Vítor Agostinho.

“Lizbon in Zurich” apresenta peças que foram criadas principalmente através de projectos comissariados pela experimentadesign: peças que integraram o mais recente projecto Primeira Pedra (2016 – 2017), o projecto Metamorphosis, apresentado na Bienal EXD’13 ou o projecto Efeito D para a Bienal EXD’09. Mostra ainda peças de projectos independentes criados por designers que constituem a pool da Lisbon Gallery Design & Architecture.

A maioria das obras seleccionadas foram produzidas em Portugal e utilizam matérias-primas nacionais como a pedra ou a cortiça. A preferência por materiais naturais e orgânicos ou com um certo peso e história, projecta em si uma característica identitária da Lisbon Gallery: o seu investimento na área da sustentabilidade e da inovação.

Posicionando novamente as suas peças num contexto global, a Lisbon Gallery aproxima-se da abordagem internacional que tem vindo a reivindicar, como forma de divulgar o seu conteúdo e promover o design maioritariamente feito em Portugal.

Polaroid

A Lisbon Gallery Design & Architecture apresenta a exposição “Polaroid”, uma selecção de 13 projectos de forte personalidade, desenvolvidos por um grupo de designers que representa parte de uma nova geração que opera em Portugal.

As propostas de BrunoMMCarvalho, Eneida Tavares, Estúdio Mulato, Geckeler Michels, Gonçalo Campos, João Margarido, Jorge Carreira, Joschua Brunn, Manuel Amaral Netto, Paulo Sellmayer, Rita Martins e Vítor Agostinho trazem consigo uma forte consciência em relação ao quotidiano contemporâneo, reflectindo as várias rotinas do dia-a-dia.

Sendo um grupo de designers nacionais e internacionais, estes manifestam preferência pela produção portuguesa – à excepção de um projecto, todas as peças apresentadas foram produzidas em Portugal – contribuindo para uma imagem de renovação e amplificação do mercado de design português.

A par desta exposição e comissariada pela Lisbon Gallery, apresentamos a Polaroid Series, uma edição limitada de Nuno Sousa Dias. O fotógrafo produziu 200 registos em polaroid dos objectos expostos na galeria em Lisboa. Cada peça, ou grupo de peças foi fotografado 5 vezes, em 48 horas.

FIRST

A Lisbon Gallery Design & Architecture inaugura com 32 peças que possuem uma visível componente de investigação e inovação, criadas por alguns dos protagonistas nacionais e internacionais mais relevantes do design e da arquitectura mundiais: Amanda Levete, Claudia Moreira Salles, Fernando Brízio, Fernando e Humberto Campana, Jasper Morrison, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista e Naoto Fukasawa.

FIRST apresenta trabalhos que foram criados, na sua maioria, através de projectos comissariados pela experimentadesign entre 2009 e 2017. Todos os projectos são produzidos em Portugal e comercializados em séries limitadas ou edições standard.

Através de uma cuidada selecção de designers e de peças apresentam-se projectos que estimulam a ligação entre o design e a arquitectura, através de técnicas artesanais e industriais, com um foco especial na exploração de diferentes tipos de materiais e nas novas tecnologias que existem para os manipular e transformar.

Este tipo de abordagem experimental projecta em si mesmo uma característica identitária da Lisbon Gallery, que é a do seu investimento na área da sustentabilidade e inovação.