Obra em mármore português em instalação permanente no Vitra Campus na Alemanha

O Vitra Campus, na Alemanha, tem a partir de agora, nos seus jardins, uma peça permanente feita em mármore português e produzida em Portugal, da autoria de Ronan e Erwan Bouroullec, uma das duplas de designers mais importantes do mundo.

A peça desenhada pelos franceses Bouroullec para ser instalada no Vitra Campus chama-se “Fontaine” e foi comissariada a convite da experimentadesign no âmbito do programa Primeira Pedra, efectuado em parceria com a Assimagra, que decorreu de 2016 a 2017. Os Bouroullec integraram o grupo de 26 designers e arquitectos convidados, propondo o projecto “Fontaine” que foi apresentado ao público pela primeira vez, concebido em mármore Rosa Sem Veios e com 8 metros de comprimento, no âmbito da exposição produzida pela experimentadesign, na Casa Museu Lina Bo Bardi, em São Paulo, em Agosto de 2017.

Depois de terem sido convidados por Rolf Fehlbaum, o carismático director da Vitra, para proporem uma instalação permanente para o Vitra Campus, os irmãos Bouroullec decidiram fazer uma versão maior de “Fontaine”, com 16 metros e feita, desta vez, com o invulgar mármore Verde Serpa.

Inaugurada a 13 de Junho último, durante a importante semana da Art Basel, o Vitra Campus tem agora em instalação permanente uma fonte de água feita pela indústria portuguesa e com mármore nacional, juntando-se a obras da autoria de Carsten Höller, Jasper Morrison, Tobias Rehberger, Thomas Schütte  , entre outros. Este campus industrial distingue-se também por ser composto por edifícios desenhados por Álvaro Siza Vieira, Frank Gehry, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron, Renzo Piano Tadao Ando, Nicholas Grimshaw e SANAA.

Na conferência de imprensa internacional que acompanhou a inauguração da obra, Rolf Fehlbaum referiu que  “Portugal tem óptimas pedreiras, mármore de excelente qualidade, e também indústria e artesãos de grande qualidade. Há um ano, Guta Moura Guedes organizou uma exposição aqui, no âmbito do projecto Primeira Pedra, com diferentes arquitectos que desenvolveram diversas peças em mármore e agora inauguramos esta instalação”.

 

© Studio Bouroullec

 

Sobre Fontaine

Fontaine é uma fonte de água concebida para uso público ou doméstico. A sua construção modular permite a configuração de fontes de diferentes tamanhos, que transportam a materialidade da água para ambientes exteriores ou interiores. É uma ligeira corrente, um riacho quase, que joga com o som e movimento, como se fosse um espaço de recreio, onde galhos e papéis dobrados se podem transformar em barcos.

Dando continuidade ao seu interesse pela intersecção entre o natural e a criação humana, o atelier optou por explorar a combinação da pedra com a água. Neste projecto, isto reflecte-se através do mármore cortado de forma precisa por computador e a água em fluxo livre. Com 16 metros, é composto por 10 módulos de 1,6 m de comprimento cada, em mármore Verde Serpa. A fonte é alimentada por uma pequena torneira de metal, a água percorre pela pedra e pode ser bombeada de volta para a torneira.

 

© Vitra Julien Lanoo

 

© Studio Bouroullec

 

© Studio Bouroullec

 

Sobre Ronan & Erwan Bouroullec

Ronan Bouroullec (n.1971) e Erwan Bouroullec (n.1976) trabalham juntos há cerca de 20 anos. A sua colaboração é um diálogo permanente, que se alimenta das suas personalidades distintas e da partilha das noções de rigor, no objectivo de alcançar um maior equilíbrio e excelência. O seu trabalho abrange vários campos, desde o design de pequenos objectos, como jóias, a dispositivos espaciais e arquitectura, da manufactura à escala industrial, do desenho ao vídeo e fotografia. Colaboraram com algumas das mais importantes empresas de design internacionais como Vitra, Artek, Magis, Alessi, Established & Sons, Galerie kreo, Axor Hansgrohe, Flos, Kvadrat, Kartell, Kettal, Iittala, Cappellini, Ligne Roset, Nani Marquina, Mattiazzi, Mutina ou Hay. O design da dupla Bouroullec tem feito parte de reconhecidos museus internacionais, em colecções permanentes e exposições dos trabalhos, como o Design Museum, Londres; o Museum of Contemporary Art, Los Angeles; o Centre Pompidou Metz; o Museum of Contemporary Art, Chicago; o Musée des Arts Décoratifs de Paris; o Vitra Design Museum ou o FRAC Bretanha. Actualmente, o estúdio situa-se em Paris e integra cerca de 8 pessoas.

 

© Asger Mortensen

 

Vídeo da conferência: