A convite da direcção curatorial da 14ª edição da feira Design Miami/Basel, a Lisbon Gallery apresentou Common Sense em Basileia entre os dias 11 e 16 de Junho. Esta exposição marcou a primeira vez que Portugal foi representado no pavilhão central da Design Miami/Basel, que ocorreu durante a Art Basel, a feira de arte mais importante do mundo. Desenhada pela experimentadesign e produzida pela ArtWorks, a exposição, que integrou a secção dos Projectos Satélite da feira, apresentou um total de 13 peças dos 7 designers que foram convidados para integrar o projecto. 

Originalmente desenvolvida no âmbito do programa Primeira Pedra, Common Sense é uma colecção de design de produto, que trabalha sobre ideias de objectos e utensílios do quotidiano feitos em pedra portuguesa. Resulta de um processo de aprofundamento dos temas vindos da relação entre o design e os materiais naturais e o seu papel na sociedade contemporânea. O projecto apela a um raciocínio sobre a ideia de senso comum e de simplicidade, algo que às vezes se perde em tempos de grandes avanços tecnológicos e de complexidade formal e funcional.

Common Sense traz a destreza e o talento de alguns dos maiores designers do mundo para o universo da pedra. Ver a geologia transformada com tal honestidade, simplicidade e elegância fornece uma resposta reconfortante e visceral a Elements: Earth, o tema da Design Miami/Basel deste ano, que se debruça sobre o modo como os designers estão a reinventar materiais, recursos e processos criativos num momento em que a actividade humana está a alterar a natureza do nosso planeta.
Aric Chen, Director Curatorial da Design Miami/Basel

A participação na Design Miami/Basel 2019 foi possível devido a uma parceria estabelecida entre a experimentadesign/Lisbon Gallery e a ArtWorks/Galerie Vertbois 5.

Design Miami/ Basel
Hall 1 Süd, Messe Basileia, Suiça