É um designer de produto japonês, nascido em 1956. Autor de projectos dotados de uma simplicidade e de beleza singular, Fukasawa colaborou já com um leque variado de marcas de renome espalhadas por todo o mundo: Itália, Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Espanha, China, Coreia, Tailândia, Singapura, França, Portugal, Suécia e Finlândia. Realizou também trabalho de consultoria junto de grandes empresas japonesas. Os seus projectos abrangem uma ampla variedade de áreas, desde equipamento electrónico de precisão, até mobiliário e desenho de interiores.

Recebeu inúmeros prémios de design nacionais e internacionais.

O seu leitor de CD de parede desenhado para a MUJI, o humidificador para a ±0, os telemóveis para a INFOBAR e o “neon” para a au/KDDI fazem parte da colecção permanente do Museum of Modern Art de Nova Iorque (MoMA). Em 2007, foi distinguido com o título de Honorable Royal Designer for Industry, pela Royal Society of Arts, no Reino Unido. O leitor de CD de parede da MUJI integra também a colecção permanente do Victoria and Albert Museum, enquanto que a cadeira HIROSHIMA para a MARUNI faz parte da colecção permanente do Designmuseum Danmark. Mais recentemente, na Primavera de 2018, Fukasawa foi galardoado com o Isamu Noguchi Award.

Fukasawa é um dos directores do 21_21 DESIGN SIGHT. Integra ainda o design advisory board da MUJI e é director de arte da MARUNI. Em 2017, tornou-se membro do comité de júris do LOEWE Craft Prize. É professor no departamento de Design Integrado na Tama Art University. Em 2006, criou o manifesto “Super Normal” juntamente com Jasper Morrison. Desde 2012, tem desempenhado o papel de quinto curador do The Japan Folk Crafts Museum.

Fukasawa é ainda co-autor do “The Outline – The Unseen Outline of Things”, pela Hachette Fujingaho, a par com o fotógrafo Tamotsu Fujii e lançou “NAOTO FUKASAWA”, pela Phaidon Press. Na Primavera de 2018, lançou o seu segundo livro pela Phaidon Press: “Naoto Fukasawa Embodiment”.

www.naotofukasawa.com